A Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) desenvolve uma proposta de uso de acupuntura para o controle de mastite subclínica no úbere das vacas. A técnica consiste no estímulo, através de agulhas, calor, eletricidade ou laser, de pontos específicos do organismo, promovendo a regeneração dos tecidos e suas funções.

A acupuntura no meio rural é uma alternativa para tratamento de diversas doenças que acometem o gado, desde problemas ósseos e musculares, questões nutricionais e de ordem reprodutiva, até o controle de mastites (infecções dolorosas do tecido mamário), clínicas e subclínicas. A aplicação é feita por especialistas.

Segundo a médica veterinária Fabiola Fernandes Schwartz, a aplicação da acupuntura para o tratamento da mastite subclínica leva ao menor uso de antibióticos, e, consequentemente, menor risco de resíduos no produto final. “Além disso, tem-se um ganho na qualidade do leite e na diminuição dos riscos de disseminação da infecção no rebanho”, afirma.